Como criar uma Inteligência Artificial IA do zero?
Já na área da Educação, a IA tem sido aplicada para personalizar o ensino e adaptá-lo às necessidades individuais dos(as) estudantes, além de permitir uma maior interação. Além disso, o volume de dados disponível também aumentou e isso possibilitou o “ensino” mais efetivo dessas IAs. Devido ao surgimento do ChatGPT, o interesse pela temática “inteligência artificial” teve um aumento significativo. Peça aos alunos que criem pequenas peças teatrais representando situações cotidianas, como fazer amizade com alguém novo na escola ou resolver um desacordo entre amigos. Isso desenvolve habilidades sociais, promove a assertividade e o entusiasmo pela representação teatral.
Muito estudado nas últimas décadas, o conceito de Inteligência Artificial (IA) está promovendo inovações verdadeiramente disruptivas nas empresas, que impactam diretamente não só suas cadeias produtivas, como também o nosso cotidiano. Dispositivos de Inteligência Artificial já são capazes de realizar tarefas jamais imaginadas, como prever enchentes, diagnosticar doenças ou possibilitar nossa mobilidade por meio de carros autônomos que dispensam motoristas. Setores como manufatura, transporte e atendimento ao cliente podem enfrentar reduções ou adequações da força de trabalho, à medida que as tecnologias baseadas em IA otimizam os processos e aumentam a eficiência. A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência cujo propósito é estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma. Os modelos generativos têm sido utilizados há anos em estatísticas para analisar dados numéricos. O surgimento do deep learning, no entanto, tornou possível estendê-los a imagens, voz e outros tipos de dados complexos.
Recursos Humanos (RH)
O Rationale cria mapas de argumentação que podem ser valiosos para direcionar os estudantes na estruturação lógica de argumentos. Uma espécie de “treinador em tempo real” para o professor que deseja melhorar a sua oratória e a forma de apresentar determinado tema aos estudantes. O software avalia o ritmo, o tom de voz e a repetição de palavras e entrega sugestões de https://surgiu.com.br/2024/02/17/curso-de-analista-de-dados-como-bootcamp-da-tripleten-prepara-voce-para-o-mercado/ melhoria para aquela apresentação. Você acabou de ver um exemplo de como o ChatGPT pode ser um aliado para aprimorar a experiência de aprendizagem. A seguir, confira outros exemplos de ferramentas de IA que podem ser verdadeiras aliadas da educação. Peça aos alunos que compartilhem um resumo das informações mais interessantes que descobriram sobre seus colegas.
- Agora devemos realizar a limpeza e os pré-processamentos necessários na base de dados coletada.
- No entanto, é importante ressaltar que a memória dessas máquinas é restrita a um conjunto específico de dados e não é capaz de criar um conhecimento amplo e duradouro.
- Esse é o modelo de aprendizado profundo, também conhecido como aprendizado não supervisionado.
- Por fim, mas não menos importante, a inteligência artificial pode ser uma ferramenta eficaz para as operações do cibercrime.
Valendo-se dessa comparação, ela traz duas conclusões que devem permear os movimentos quando o tema é curso de analista de dados na Educação. A primeira é que não adianta tentar competir com as máquinas naquilo em que elas são melhores do que nós, porque sempre perderemos nesse contexto. A segunda, como ela reforça na entrevista, é a de que é preciso abandonar comportamentos humanos repetitivos, sejam eles braçais, sejam eles mentais, para nos dedicarmos a desenvolver habilidades humanas em que somos melhores do que as máquinas. A maioria das organizações empresariais desconhece ou não compreende o funcionamento intrínseco da inteligência artificial, levando a possíveis preocupações sobre a imparcialidade, segurança e privacidade. Portanto, permita diferenças de opinião, mas garanta que os líderes de negócios, de TI e de análise de dados não discordem totalmente sobre o significado de IA para a organização. Essa definição está de acordo com o estado atual e emergente das tecnologias e recursos de IA e reconhece que a atual inteligência artificial geralmente envolve análise probabilística, ou seja, a probabilidade é combinada com a lógica para atribuir valor à incerteza.
A presença da IA no nosso quotidiano
Além disso, temos a necessidade da análise de grandes volumes de dados de forma avançada. Esse tipo de estratégia tem se tornado comum pela possibilidade de inovação e criação de soluções personalizadas para cada empresa. As empresas têm usado ferramentas tecnológicas há muito tempo para obter vantagens de mercado. O mais comum é através de ferramentas prontas que possibilitem facilitar o atendimento ao cliente, a gestão de processos, a segurança, o recrutamento e vendas. Dentre esses exemplos, o atendimento pode ser facilitado por ferramentas como chatbots, e a gestão através de aplicações que identificam quais colaboradores estão desempenhando as tarefas com mais eficiência.
Especificamente na música, há pouco tempo foi apresentado um software que cria, segundo alguns parâmetros, músicas personalizadas de acordo com o pedido e o sentimento dos usuários. Selecionamos oito exemplos de utilização da Inteligência Artificial que já estão impactando a nossa vida. Termostatos inteligentes aprendem com o nosso comportamento para economizar energia, enquanto os desenvolvedores de cidades inteligentes pretendem controlar o tráfego para melhorar a conectividade e reduzir os engarrafamentos. Estas são algumas das aplicações que, possivelmente, não percebermos que são alimentadas por IA.